Este pode não ser o assunto mais agradável mas a verdade é que ao observarmos os excrementos dos nossos animais poderemos perceber se o animal tem algum problema.
Caso o gato esteja com uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes os seus excrementos devem ser menores, mais consistentes e com menos idas à casa de banho.
O que são
Para que possam entender melhor o assunto deste artigo primeiros é necessário perceber realmente o que são os excrementos. Os Excrementos são resíduos alimentares que o animal expulsa do corpo porque não foram úteis para o organismo.
Observação
A observação dos excrementos dos animais pode ajudar os donos a descortinarem alguns problemas ou até anteciparem problemas de saúde. Além disso ao percebermos o tamanho dos excrementos conseguimos perceber se o alimento tem qualidade. Se as fezes forem grandes e o gato defeca com muita frequência quer dizer que a mesma não é adequada e o gato não está a absorver os nutrientes do alimento.
O que ter em consideração
A melhor forma de perceber se estamos a dar comida de qualidade ao gato é através da observação da digestão do gato. Se estivermos numa fase de mudança de alimentação devemos dar a mesma quantidade e caso o gato faça menos fezes e mais pequenas então podemos confiar na qualidade e confirmar que se trata de uma alimentação mais rica para o gato.
Caso haja alguma alteração substancial quer seja na cor, no cheiro ou textura então devemos agendar uma ida ao veterinário.
Alimentações
As alimentações naturais para gatos, que têm um estômago mais sensível, são sempre preferenciais uma vez que não contêm sub produtos (cabeças, patas, entre outros) que dificultam a digestão. Se tiver oportunidade de fazer ou aconselhar-se com uma ração o mais natural possível então faça-o.
Fotografia: darvoiteau portrait of cat via photopin (license)