Como distinguir se o cão está a brincar ou está a ser agressivo?

Nídia Teiga Cães, Comportamento

Com apenas duas semanas de vida, os cães bebés costumam brincar de forma mais agressiva com os irmãos. Embora possam parecer apenas bolas de pelo a brincar, esta brincadeira precoce é fundamental para o desenvolvimento social pois ensinarão o cão a comunicar e a controlar-se.

À medida que crescem dê ao seu cão a oportunidade de fazer amigos de quatro patas, mas esteja atento. Cabe ao dono supervisionar e certificar-se de que este está a desfrutar e não é demasiado agressivo com outros cães.

Diversão

Ficam aqui alguns sinais que o cão faz para mostrar que quer brincar:

  • Quando o cão coloca as patas da frente no chão e as costas no ar ele está a indicar que quer brincar.
  • Ladrar exagerado: os cães mais pequenos brincam a rosnar e quando passam a adultos podem ficar com este habito. Pode parecer assustador mas se o cão estiver a ter outros comportamentos que mostram que quer brincar então não terá de se preocupar.
  • Mordidelas de amor: A maior parte dos cães brinca ao mesmo tempo que dá uma mordidelas de amor. Provavelmente já viu um cão de costas no chão e outro por cima, onde os dois estão a dar trincas um ao outro. Não terá de se preocupar caso não existam gemidos ou ladrares agressivos.

Passar do aceitável

Quando é que sabemos que deixou de ser uma brincadeira e passou a ser algo mais agressivo? Alguns sinais mais comuns são: rigidez, rosnar, patas na cara, entre outros. Caso isto aconteça separe os cães.

Outra forma de perceber que o cão está a ficar mais agressivo é através do seu sentido de território. Os cães podem ser muito territoriais com várias coisas, lugares, brinquedos, pessoas e comida. Caso perceba que o cão está a ficar uma atitude territorial o melhor será afastar os cães antes que se chateiem.

Tal como dissemos no início a melhor forma para evitar este tipo de situações será através da socialização desde pequenos. Isto ensinará como se devem comportar e que situações evitar.

Ftografia: Bennilover RESPECT via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.