Doenças mortais nos cães

Nídia Teiga Cães, Saúde

Existem várias doenças que podem levar à morte dos cães e por vezes estas doenças estão relacionadas com as raças, como é o caso dos cães pequenos que sofrem de doenças cardiovasculares ou dos boxers que têm mais probabilidade para terem por exemplo cancro de pele.

No entanto existem algumas doenças mais comuns

Doenças mortais

Parvovirose

Nesta doença, o principal elemento é um vírus que ataca o sistema digestivo e que causa vómitos e diarreia com sangue e muito líquida. Os cães que passam por esta doença, passam também por dores muito intensas no abdómen e intestino. A desidratação é ainda outro problema problema ligado a esta doença e no caso de cães bebés pior ainda. Para prevenir esta doença, deve vacinar os seus cães nas alturas especificas que são indicadas pelo veterinário.

Esgana

Esta é uma das doenças mais perigosas e os cães que a conseguem ultrapassar, normalmente ficam com algumas sequelas neurológicas. Os cães que sofrem desta doença apresentam sintomas de debilidade, perda de animo, falta de apetite e produzem uma secreção verde nos olhos. Com o avanço da doença, os cães podem acabar por perder o controlo de algumas partes do corpo. A vacinação é a prevenção mais recomendada pelos especialistas.

Leptospirose

Uma das formas de contágio é através do cheiro da urina de outros cães. Esta doença afeta os rins e o fígado e pode levar à morte numa questão de horas. O cão sentirá dores musculares, perda de apetite, diarreia e febre. Mais uma vez a vacinação é muito importante para prevenir que o cão fique infetado. Há ainda um cuidado extra a ter, uma vez que é uma doença que pode ser transmitida aos humanos.

Fotografia: Rudi Langer Paul via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.