Dogue Argentino, tudo sobre esta raça

Nídia Teiga Cães, Cães de Raça, Comportamento

Já ouviu falar na raça de cão Dogue Argentino? Esta é uma raça de cães de grande porte podendo o seu peso ir de 36 a 45 kilos com uma altura entre os 60 e os 68 cm. A sua cor é totalmente branca podendo ter uma mancha preta ou de cor junto do olho. A esperança média de vida é de 12 anos.

Um cão protetor e leal para com a sua família que gosta de se deitar junto dos seus donos e sempre pronto para atividades em família no entanto a interação com crianças deve ser vigiada. Esta proteção com a família e a casa faz com que possam ser um bocado desconfiados e por isso acabam por ser um bom cão de guarda.

A sua estatura e o seu físico juntamente com a personalidade forte fazem com que por vezes a interação com outros cães seja difícil e por isso é necessário que comece por socializa-lo desde cedo para que no futuro não existam problemas.

Caso não seja uma pessoa com muita experiência em cães, ou seja não tenha tido convivência com os mesmos, não tenho educado vários então esta não é a raça mais aconselhada para si. É preciso ser forte e com muito pulso firme para educar um cão desta raça.

Para manter o seu corpo e a gastar a energia acumulada no corpo este cão precisa de muito exercício físico pelo que viver num apartamento pode ser uma hipótese caso tenha tempo para passear o cão.

Saúde

Os problemas mais comuns são a displasia coxofemoral, a surdez, glaucoma e cataratas. Devido ao seu pelo ser totalmente branco é importante que estes sejam protegidos do sol para não apanharem escaldões. Outros aspetos a referir será também o facto de que estes cães se babam e ressonam um pouco.

Apesar de ser considerado um cão de raça potencialmente perigosa, é um cão que pode perfeitamente ser afável, carinhoso e sociável tudo depende de como é que os donos os treinam e educam.

Fotografia: willi.willi Heicko via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.