Eletrocardiograma nos animais: o que é ? Será igual?

Nídia Teiga Cães, Gatos, Saúde

O eletrocardiograma é essencial para os cardiologistas veterinários pois através do mesmo é possível diagnosticar problemas mais graves nos animais. Além disso tem uma grande vantagem pois não se trata de um exame invasivo para o animal nem demora muito tempo, cerca de 10 minutos.

Neste momento encontrasse disponível em quase todas as clínicas e hospitais veterinários e permitirá fazer uma análise à atividade cardíaca do animal que ficará registada através de ondas.

Processo

Muito semelhante ao realizado em humanos, o EGG (sigla também utilizada para descrever o eletrocardiograma) passa pela colocação dos elétrodos em partes específicas do corpo para que depois possa ser registada a atividade cardíaca. Em alguns casos poderá ser necessário cortar o pelo para que o elétrodo seja colocado e em todos os casos os elétrodos deverão ser humedecidos com álcool.

Outra vantagem deste procedimento ou exame é que não necessita de preparação ou hora específica para fazer.

Durante o exame o dono deverá manter o animal calmo para que este seja feito de forma tranquila e o mais precisa possível.

Objetivos

Tal como já explicado o principal objetivo deste exame passa por avaliar a frequência e o ritmo cardíaco do animal. No entanto em caso de o animal precisar de cirurgia será sempre necessário perceber antes da operação quais os níveis para perceber se existem riscos relacionados com a anestesia e os procedimentos cirúrgicos

Quando é que é pedido

Este tipo de exames é pedido principalmente quando:

  • Existe cansaço extremo do animal
  • Batimentos cardíacos irregulares – arritmia
  • Episódios de desmaios
  • Língua mais azulada
  • Dificuldade em respirar
  • Suspeita de cardiopatia

Se perceber que existe algum tipo de diferença no estado do animal, no batimento do coração, no cansaço ou na respiração deverá consultar o veterinário para que este possa fazer o EGG ou outros exames e entender qual o problema.

Fotografia: Eduardo_il_Magnifico Old bignose via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.