Ensinar comandos apenas com a mão

Nídia Teiga Cães, Comportamento, Dicas para cães

Dar ordens e comandas com as mãos é uma forma divertida e mais fácil para os cães aprenderem certos comandos. A primeira coisa que precisa são biscoitos ou guloseimas que o seu cão adore para que este possa ter uma motivação.

Depois dos biscoitos deve ensinar o seu cão a associar uma palavra a um gesto e depois a única coisa a fazer é repetir, repetir e repetir até que o cão aprenda.

Vamos supor que o seu cão já sabe associar o comando verbal (“sentar”) e a ação que quer que ele execute (sentado). A próxima coisa a fazer é criar uma nova associação entre um sinal de mão desconhecido e o comando verbal e a ação que ele já conhece. Para começar, diga o comando verbal ao mesmo tempo que executa o sinal com a mão (por exemplo mão aberta para baixo para ele se deitar). Quando o cão executar a ação correta, reforce imediatamente este comportamento com um biscoito. Terá que repetir isto várias vezes para garantir que o cão entenda a associação.

Ao longo das repetições com o reforço positivo do biscoito, vá deixando de dizer o comando verbal. O passo seguinte será retirar o reforço com o biscoito e isto deverá ser feito da mesma forma que retirou o comando verbal.

Comandos

Sentar

Comece com o seu cão em pé à sua frente. Tenha um biscoito na sua mão e devagar comece por ter  mão ao seu lado e eleve-a até ao ombro. Faça este movimento de forma lenta de forma a que o cão consiga cheirar o biscoito e diga “senta” ao mesmo tempo. Assim que ele se sentar elogie e recompense. Já sabe que com o passar do tempo deverá retirar o comando de voz e o biscoito.

Deitado

Comece com o cão sentado à sua frente. Com um biscoito na mão e com o braço no ar, desça-o até que o braço fique junto ao seu corpo. Faça-o de forma lenta para que, mais uma vez, o cão consiga cheirar o biscoito. À medida que o faz diga deita e assim que ele o fizer recompense.

Aqui

Este comando é mais fácil de ensinar caso o seu cão já saiba o comando “fica” e “senta”. Assim que o cão esteja sentado num local diga o comando “fica” e afaste-se alguns metros. Para ensinar o comando “aqui” mantenha o braço esticado ao lado do corpo e diga “aqui” e ao mesmo tempo ponha o braço à sua frente. Assim que o cão chegar ao pé de si, recompense-o.

Fotografia: Armin Rodler Milly 10-2018 (10) via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.