Está a pensar adquirir/adoptar um cão de porte grande?

Nídia Teiga Cães, Cães de Raça, Dicas para cães, Tips, Uncategorized

cães porte grande

A escolha de um cão de raça de porte grande deve ser pensada de forma muito cuidadosa.

Tudo deve ser refletido e tido em consideração, desde a sua educação, às despesas com o veterinário, ração, brincadeiras, entre outros para que no futuro não existam surpresas. Este tipo de cães necessitaram de bastante espaço e terá bastante mais força que os donos e por isso devemos estar preparados para esta realidade.

A partir do momento que opta por um cão deste género é necessário que tenha alguns cuidados específicos.

Brincadeiras

Tudo o que os cães fazem quando ainda são pequenos parece-nos encantador e sem qualquer tipo de problema. Mas o que temos de ter em atenção é que os comportamentos que estes tenham quando são pequenos serão os mesmos que terão quando forem adulto. Uma mordidela de bebé não dói mas uma mordida de um cão adulto já poderá doer ou um encontrão que não passava de uma queda para o cão passará a ser uma queda para o dono.

É necessário travar estes comportamentos desde o princípio e desencorajar brincadeiras brutas.

cães grande porte

Displasia da Anca

Cães de grande porte têm mais probabilidade de desenvolver displasia da anca do que um cão pequeno. Este problema provoca muitas dores e dificulta o andar. Esta doença tem uma grande componente genérica mas ainda assim, é aconselhável ter alguns cuidados: evitar que o cão corra em pavimentos muitos escorregadios, não subir/descer muitas escadas nos primeiros meses nem saltar.

cães grande porte

Custos

Esta diferença de custos (superior nos cães de grande porte) não se deve apenas à quantidade de ração que comem, mas também aos custos com o veterinário, pois todas as cirurgias aumentam o preço devido ao peso do animal.

cães grande porte

Treino

Dada a força do animal é necessário ter um grande controlo no cão e para isso é essencial que este seja treinado desde início para que este obedeça em todas as situações.

cães grande porte

Memórias

Cães de porte grande crescem muito rápido e ao fim de 1 ano parecem já ter corpo de adulto mas só aos 18/24 meses é que o seu corpo está completamente formado. É comum ouvir-se os donos de cães dizerem “tirem muitas fotografias enquanto eles são pequenos”. Desta forma conseguirá guardar várias memórias do seu cão quando ele ainda for “pequeno”.

Cães porte grande

Têm um cão de raça de grande porte? Contem-nos as vossas experiências!

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.