Estudo científico demonstra que os cães têm inteligência emocional

Nídia Teiga Cães, Informação, Sabedoria

cães têm inteligência emocional

Há cerca de duas semanas, um estudo japonês veio confirmar o que há muito já se suspeitava. Os cães não gostam de pessoas que sejam más para os seus donos. Este estudo foi liderado por Kazuo Fujita na Universidade de Quioto, onde realizou um teste em 3 grupos de 18 cães cada. Neste teste os donos estavam acompanhados por duas pessoas desconhecidas e tinham de abrir uma caixa. No primeiro grupo o dono teria de pedir ajuda a um dos desconhecidos e este teria de recusar ajudar; no segundo grupo o dono pedia ajuda e a pessoa aceitava ajudar; no terceiro grupo ninguém interagiu com as pessoas desconhecidas.

Depois de realizado este teste, foi pedido que os desconhecidos oferecessem comida aos cães. Os cães rejeitavam comida das pessoas que se recusaram a ajudar o dono mas aceitavam a comida dos que ajudaram ou que não interagiram com os donos.

cães pessoas más

Fujita afirma que “descobrimos pela primeira vez que os cães fazem avaliações sociais e emocionais das pessoas independentemente do seu interesse direto”. Esta afirmação vem comprovar que os cães tem uma natureza social e que o facto de rejeitarem a comida para manterem o bem-estar familiar demonstra que estes têm inteligência emocional. Esta inteligência é partilhada por poucas espécies e nos humanos apenas se identifica a partir dos 3 anos.

Fujita concluiu no seu estudo que “Esta capacidade dos cães, é um dos fatores-chave na construção de uma sociedade altamente colaborativa e este estudo mostra que os cães partilham essa capacidade com os humanos”.

A Love Pet Food concorda e vocês?

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.