Existe uma grande diferença entre a expectativa e a realidade no nosso dia-a-dia e no treino dos cães não é diferente. Existe algo que imaginamos que vá acontecer de uma certa forma e existe o que realmente acontece.
O tipo de treino que quer adotar depende apenas de si, das suas escolhas e do comportamento do cão. No entanto todos os tipos de treino têm algo em comum, o treino é apenas o começo e uma nova forma de viver a sua vida.
Os treinos mais comuns passam por aulas quer individuais quer em grupo com um profissional, mas assim que acabam alguns cães regridem pois este é o momento de mudança onde as famílias fazem as suas próprias escolhas e dão continuidade ao processo.
Mas se pensarmos bem, o treino não passa de uma orientação dos profissionais à família, orientação para saberem educar e treinar o cão em diferentes cenários. É nesta altura que as famílias têm as maiores expectativas que por vezes não correspondem à realidade.
Para que consiga equilibrar as suas expectativas e a realidade tenha em consideração:
- Quais os problemas do cão – o cão pode ter problemas consigo também. Não exclua esta possibilidade
- Encontre uma escola para cães adequada – as aulas devem ser para o cão e para o dono para que juntos saibam como agir em diferentes ocasiões.
- Cães com problemas graves – se o seu cão tiver um problema ou comportamento mais agressivo, tente falar primeiro com um profissional para perceber o que pode fazer.
- Treino feito – assim que as aulas acabarem, não fique preguiçoso pois este é o momento de brilhar. É aqui que tem de mostrar tudo o que aprendeu.
- Treinos positivos – finalize todos os treinos de forma positiva.
Fotografia: Thanks for over 2 million views!! Taffy via photopin (license)