Feromonas, sabe o que são?

Nídia Teiga Cães, Comportamento

Existem umas substâncias químicas, as feromonas, que os animais libertam que servem essencialmente para estes comunicarem entre si. Estas são detetadas através do olfato o sentido mais apurado dos cães.

Estas substâncias têm a capacidade de provocar reações distintas nos animais como por exemplo tranquilizar, atrair, marcação de território, entre outras.

Onde se localizam

Estas substâncias são libertadas através de glândulas localizadas na região da cabeça e na região perianal e são recebidas através do olfato. Podem ainda ser emitidas pela urina, pelas fezes e através do movimento da cauda estas acabam por se espalhar pelo ar.

Tipos de feromonas e o comportamento

Tal como já indicámos as feromonas influenciam os animais de diversas formas e são utilizadas pelos mesmos com diferentes objetivos. No entanto cada feromona afeta de forma diferente o recetor.

Apaziguador – é normalmente libertado pelas fêmeas em períodos de amamentação e a função é acalmar e tranquilizar os seus cães bebés e retirar qualquer tipo de stress e ansiedade

Sexual – este tipo de feromona é utilizada para atrair o sexo oposto, produzindo um cheiro que permite o encontro em fêmea e macho. A fêmea liberta as feromonas através da urina quando está com cio, fazendo com que o macho perceba que a mesma está pronta para acasalar.

Apesar de às vezes serem incomodativas, sim porque as feromonas libertadas para marcar território são tão intensas que até os donos conseguem sentir e acreditem que o cheiro não é agradável, estas são necessárias para os cães socializarem.

Fotografia: Chilanga Cement 2019_016 via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.