Gastroenterite canina: as causas, os sintomas, o tratamento e a sua prevenção

Nídia Teiga Alimentação, Cães, Problemas de saúde, Saúde

Gastroenterite canina

A gastroenterite canina é uma inflamação nas paredes do estômago e intestinos que impede que os alimentos e água sejam absorvidos corretamente. Este problema, bastante comum, pode ser um problema simples ou necessitar de maiores cuidados dependendo do estado nutricional e da idade do cão.

A sua origem pode estar ligada a diversos fatores: ingestão de algum alimento estragado, ingestão de lixo, plásticos, plantas, pedras, parasitas, doenças do fígado, entre outros.

Dada a diversidade de origens do problema, por vezes, o diagnóstico poderá ser difícil, necessitando de vários exames como por exemplo ecografias, análises ao sangue, urina e fezes.

Sintomas

Os principais sintomas são: vómitos e/ou diarreia, ruídos no estômago, perda de apetite e possíveis perdas de sangue devido à irritação no trato gastrointestinal.

Tratamento

No caso de ser uma gastroenterite simples o tratamento passa por dar descanso ao trato gastrointestinal. Por vezes poderá ser necessário administrar medicamentos para parar o vómito, a diarreia ou hidratar. Este tratamento deve ser sempre acompanhado com uma dieta de recuperação. Caso sejam detetados parasitas deverá tomar um medicamento próprio.

A gastroenterite hemorrágica, causada pela parvovirose é altamente contagiosa e em 80% dos casos resulta mesmo na morte do animal.

Prevenção

Para evitar este problema o cão, deverá manter uma dieta equilibrada, ter todas as vacinas e desparasitações em dia, evitar que este vá até ao lixo e aos restos de comida, manter o ambiente limpo e controlar as pulgas e vermes.

 

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.