O meu gato deixou de usar a caixa e agora?

Nídia Teiga Gatos, Higiene

Para ter um gato em casa é obrigatório ter também uma caixa de areia para ele. Se forem mais gatos por vezes eles partilham a caixa, mas outros não gostam de o fazer. Os gatos são animais asseados e que gostam de ter sempre a sua “casa de banho” limpa mas por vezes eles deixam de fazer as necessidades na caixa, mesmo com ela limpa. Existem várias explicações para isso.

Problemas de saúde

Quando um gato que normalmente faz as necessidades na caixa de repente deixa de fazer pode querer dizer que tem algum problema de saúde, como por exemplo problemas de articulações que o impedem de chegar à caixa, especialmente se a mesma tiver uma entrada alta. No caso de gatos idosos estes já não têm tanta força para aguentar e acabam por fazer fora da caixa.

Diabetes, insuficiência renal, diarreia e doenças do intestino acabam por fazer com que o gato tenha de evacuar mais vezes o que nem sempre dá tempo para chegar à caixa. Caso perceba que o gato está a urinar mais do que o normal ou as fezes não estão normais então deverá levá-lo ao veterinário.

Localização

A localização da caixa é muito importante, pois esta deve estar num local acessível, privado e tranquilo. Tal como já indicámos por vezes quando se tem mais do que um gato, é necessário ter mais do que uma caixa pois os mesmos são bastante territoriais.

Stress

Os gatos são animais sensíveis a tudo e mudanças de ambiente, casa, pessoas, decoração, móveis e disposição da casa pode fazer com que os mesmos fiquem stressados com facilidade. Um dos sinais que mostra este desconforto e stress é o facto destes começarem a urinar e defecar fora da caixa. Cabe aos donos pensarem que mudanças existiram para que caso seja possível reverter essa situação ou procurar soluções para fazer com que o gato se interesse novamente pela caixa.

Limpeza

A limpeza da caixa é essencial! Uma caixa suja irá fazer com que o mesmo prefira fazer fora do que dentro da mesma. Todos os dias a caixa deve ser limpa e a reia deve ser trocada pelo menos a cada 7 dias.

Caixa e areia

Este será o ponto talvez menos importante mas ainda assim deve ser considerado. A caixa utilizada e a areia por vezes pode fazer com que os mesmos não queiram fazer as necessidades nela. Muitos gatos não aceitam as mudanças de areia ou porque esta tem um cheiro desagradável, ou porque magoa entre os dedos ou porque não absorve bem.

Estas são apenas algumas das hipóteses que fazem com que um gato deixe de utilizar a caixa. Conhece outras? Conte-nos tudo.

Fotografia: Nicholas Erwin Good Morning Luke via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.