Gatos de pelo comprido: quais e que cuidados ter

Nídia Teiga Gatos, Higiene

Fonte: Nik Golding

Os donos de gatos com pelo comprido comparam-os sempre a peluches pois realmente são parecidos. Neste artigo vamos deixar algumas raças de gatos de pelo comprido e algumas dicas de como manter o pelo dos mesmos.

Raças

Persa

Tal como o nome indica a sua origem é a Pérsia e são gatos tranquilos e carinhosos. São muito apegados à familia no entanto também gostam da sua independência.

Angorá

A sua origem é a Turquia e o seu peso pode variar de 2kg a 5kg. São gatos amáveis e companheiros mas que exigem muitos cuidados com o pelo.

Sagrado da Birmânia

Por vezes confundido com o Siamês, esta raça originária da França é conhecido também por gato Birmanês ou Burmês. Pode pesar entre 4kg a 7kg e é bastante brincalhão.

Maine Coon

O seu peso pode atingir os 10kg e o comprimento do pelo é maior na zona da barriga e peito, caracteristica que o protegia da neve, onde era bastante usual no local de origem. Conhecidos por serem dóceis e de boa convivência com outros animais.

Cuidados

Escovar é a palavra chave para quem quer ter um gato de pelo comprido, sendo que o ideal será escovar o mesmo uma vez por dia.

Para saber qual a escova ideal deverá consultar o seu veterinário e pedir que este indique qual a melhor e de que forma deve ser feita esta escovagem.

Nem todos os gatos gostam de ser escovados, mas não stress nem se preocupe pois tudo é reversível e poderá ensinar o seu gato a ser escovado. Deve acostumá-lo gradualmente e não insistir de 10 em 10 minutos.

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.