Gengivite nos gatos, um perigo!

Nídia Teiga Gatos, Higiene, Saúde

Fonte: Sandra

A gengivite em gatos é uma doença que afeta a gengiva e o tecido que sustenta os doentes (periodonto). A placa bacteriana é uma das principais causas deste problema e que caso não seja retirado fará com que a doença não regrida.

 

Causas

 

A principal causa deste problema é a acumulação de placa bacteriana, que por sua vez piora devido a:

 

– idade avançada

– falta de higiene oral;

– Diabetes

– Doenças auto-imunes;

– Consumos de alimentos húmidos e macios;

– etc.

 

Diagnóstico

 

Os donos normalmente começam a suspeitar porque o gato fica com mau hálito e tem a gengiva inflamada, inflamação está que se traduz em inchaço e vermelhidão. É nesta altura que deverá levar o gato ao veterinário para que este perceba se se trata de uma gengivite ou de uma doença mais avançada.

 

O que acontece se não for tratado

 

Caso não trate uma gengivite no gato, este ficará bastante desconfortável, com dores, com mau hálito ou poderá chegar mesmo a perder alguns dentes.

Prevenção

A prevenção é sempre o melhor remédio, e poderá prevenir este tipo de problemas se mantiver a higiene oral do seu gato em dia, ou seja, escove pelo menos 3 vezes por semana e lhe dê brinquedos que sejam úteis para destruir a placa bacteriana. Outra forma de prevenir o aparecimento de placa bacteriana é através da alimentação. Esta deve ser escolhida com cuidado e sempre aconselhada com o veterinário.

 

 

 

Fotografia: sake028 scream out loud via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.