Gripe canina? O que pode fazer ao meu cão?

Nídia Teiga Cães, Doenças e Parasitas, Saúde

gripe canina

Os cães são como os humanos e também podem apanhar uma gripe. A gripe canina é uma doença respiratória contagiosa em cães.

Causas

O vírus da gripe canina, conhecido como H3N8, começou por ser um vírus de cavalo mas que se espalhou para os cães. Neste momento este é o responsável pela doença nos cães uma vez que a gripe humana não pode ser transmitida aos cães. Este vírus é transmitido através do contacto direto e objetos contaminados. Este poderá manter-se ativo até 48 horas depois da contaminação. Os cães podem espalhar o vírus durante 10 dias.

gripe canina

Sintomas

Os sintomas mais comuns da gripe canina são: tosse persistente, espirros e febre. Por vezes estes sintomas podem ser confundidos com a “tosse de canil”. Em casos mais extremos a gripe canina pode mesmo levar ao desenvolvimento de pneumonias e sangramento dos pulmões.

Tratamento

Não existe um tratamento específico para a gripe canina. O cão deverá ir ao veterinário e de acordo com o diagnóstico deverá seguir certas indicações. É importante a ingestão de fluídos, uma boa alimentação e medicamentos para aliviar os sintomas. Os antibióticos são dados para prevenir ou tratar qualquer infeção secundária ou no caso de existir pneumonia.

gripe canina

Como evitar a propagação

Qualquer cão que mostre algum dos sintomas a cima mencionados deve ser isolado de outros cães pelo menos 2 semanas. Qualquer peça de roupa, manta ou brinquedo que possa ter sido infetado deverá ser limpo com desinfetantes. As pessoas devem lavar as mãos antes e depois de ter contato com um cão com sintomas.
Sempre que achar que o seu cão está a tossir muito e com dificuldade respiratória leve-o ao veterinário para perceber se se trata de gripe canina.

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.