A higiene do dia-dia dos gatos!

Nídia Teiga Gatos, Higiene

Fonte: stratman² (2 many pix!)

Todos os donos que têm um gato em casa sabem que é otimo cuidar do mesmo e vê-lo feliz. Mas esta felicidade depende de uma série de fatores como por exemplo o carinho, a atenção a alimentação e a higiene diária. Esta higiene é essencial para que o gato tenha uma vida saudável e duradoura.

Manter a higiene de um gato não é muito díficil, uma vez que os mesmos também gostam de tratar da mesma. Mas os donos podem ser dar uma ajuda e para isso deixamos algumas dicas.

Escovar o pelo

Gatos de pelo curto só precisam de ser escovados duas a três vezes por semana, mas gatos de pelo comprido precisam de ser escovados diariamente para evitar a formação de nós. Use um pente adequado ao pelo e ao gato e se não souber qual escolher, fale com o veterinário.

Tigelas

As tigelas do gatos devem estar sempre bastante limpas, quer a da comida quer a da água. Como já dissemos anteriormente os gatos gostam muito de estar limpos e de higiene, e caso as tigelas estejam sujas este poderá recusar-se a comer.

Olhos

Os olhos dos gatos normalmente estão limpos mas por vezes os donos têm de ajudar. Se  o gato tiver os olhos sujos, passe um lenço de papel ou um algodao umedecido em água morna.

Ouvidos

Os donos devem estar atentos para verificar se o gato abana muito a cabeça, se tem os ouvidos quentes ou se raspa a mesma nas paredes e móveis. Caso aconteça fale com o veterinário para que este verifique se se trata de alguma inflamção.

Dentes

Escovar os dentes do gato uma vez por semana é também essencial.

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.