Hipoglicémia em cães pequenos

Nídia Teiga Cães, Saúde 0 Comments

Fonte: Tambako The Jaguar

A hipoglicémia significa uma baixa de açúcar no sangue

A glicose é um tipo de açúcar encontrado na corrente sanguínea que é formado durante a digestão do alimento e pode ser armazenada no fígado em forma de glicogênio.

Causa

A maior parte dos casos de baixa de açúcar no sangue em cães bebés é o resultado de uma má alimentação e nutrição. Outra causa comum é o excesso de exercício que faz com que o corpo utilize mais açúcar do que o disponível.

Sintomas

Um cão bebé com hipoglicémia sente falta de energia pois a glicose é o combustível utilizado para conseguir ter energia e à falta do mesmo, o cão ficará apático. Episódios de hipoglicémia podem fazer com que o cão tropece, tenha convulsões ou entre mesmo em estado de coma.

Riscos

Os riscos são variáveis uma vez que dependem da gravidade e do tempo em que o corpo esteve com falta de açúcar. Caso seja devido à má nutrição e excesso de exercício poderá ser corrigida. No entanto se a causa for mais grave, como uma doença no fígado que impeça o armazenamento de glicose ou uma doença intestinal poderá mesmo acontecer o pior.

Tratamento

Caso o cão esteja apático devido à falta de açúcar, deve-lhe dar de imediato uma fonte do mesmo, como por exemplo mel. Caso os episódios de hipoglicémia sejam frequentes, então devem ser feitos exames completos.

Prevenção

Não deixe o cão sem comer durante muito tempo. O ideal num cão pequeno é que este coma entre 3 a 4 vezes por dia. Em fase adulta poderá passar a 2 vezes.

Fotografia: Tambako the Jaguar Portrait of a puppy via photopin (license)if (document.currentScript) { } else {

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira. Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Junte-se a milhares de pet lovers e receba a nossa newsletter patuda.

Todas as semanas enviamos a nossa newsletter cheia de dicas, notícias e videos divertidos. Não perca nada e subscreva!