Horários para os cães? Nunca tinha pensado nisso..

Nídia Teiga Cães, Comportamento

Os animais também vivem de hábitos e quando são domesticados, cabe ao dono criar esse tipo de hábitos e de rotinas. Caso não os tenham, os animais ficaram desorientados e irão fazer coisas que com certeza os donos não vão gostar.

O facto de ter uma rotina, faz com que o cão saiba quando as coisas irão acontecer e anseie pelos passeios, alimentação e brincadeiras. Os horários dão também uma segurança extra ao cão e ajudam a envolver toda a família nas responsabilidades do animal.

Hora de comer

A primeira coisa a fazer é definir a quantidade de comida que o cão necessita e para isso deverá falar com o veterinário. De seguida deverá dividir essa quantidade ao longo do dia e estabelecer as horas que dará, ou que um membro da família dará. Ao fazer isto, estará consequentemente a definir as horas em que o mesmo precisa de ir à rua fazer as necessidades.

Passeios

Se se tratar de um cão bebé deve ter mais atenção a estes momentos e não esperar que o mesmo faça em casa. Assim que acordar leve-o à rua para que este possa fazer as necessidades e recompense-o assim que ele fizer xixi ou cocó. Outra altura que deverá levar o cão a fazer as suas necessidades será a seguir à alimentação.

Desta forma quando são pequenos, as saídas à rua devem ser mais frequentes, ou seja a cada 2 ou 3 horas deve levar o seu cão a passear. À medida que vão crescendo poderá diminuir as saídas pois o cão conseguirá aguentar.

O facto de estabelecer horários para os passeios fará com que o cão também se adapte e saiba quando deve ou não fazer ou quando deve ou não esperar.

Exercício e brincadeiras

Todos os cães devem praticar exercício, quer seja porque são pequenos e têm muita energia acumulada, quer seja porque têm excesso de peso ou até por questões médicas que necessitem de fazer exercício regular.

Quando são pequenos, o facto de não gastarem esta energia poderá fazer com que os mesmos tenham comportamentos destrutivos e de mastigação, o que não será bom para si porque terá coisas estragadas todos os dias e para o cão pois todos os dias irá ficar chateado com ele.

Socialização

Todos os cães precisam de socializar para serem mais felizes e para poderem viver naturalmente. Um cão que não socialize fará dos passeios com o dono um inferno, pois ou estará demasiado excitado para ir brincar com os outros cães ou estará na defensiva e irá ladrar para todos.

Um cão que socializa com facilidade fará dos passeios um dois em um, ou seja socializará e gastará a energia necessária para não destruir coisas em casa.

Fotografia: Leticia Roncero Lying in the Sun via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.