Infeção nos ouvidos, um problema nos cães

Nídia Teiga Cães, Higiene, Saúde 0 Comments

Fonte: antonychammond

Se tem um cão, é provável que o mesmo tenha pelo menos uma vez na vida uma infeção nos ouvidos. Esta infeção ou otite afeta muitos cães, mas com a ajuda do veterinário poderá prevenir ou tratar a mesma.

Causas

O ouvido de um cão tem um canal auditivo vertical e outro horizontal. É difícil para as poeiras ou outros fragmentos saírem da orelha dada a sua forma em “L”. Esta característica anatómica do canal auditivo de um cão é em parte o que torna os cães propensos a infeções no ouvido. Os fragmentos ou mesmo os parasitas são os responsáveis pelas otites ou infeções.

Cães com orelhas mais flexíveis, como o Golden Retrievers e Cocker Spaniels, têm uma probabilidade ainda maior de desenvolver infeções nos ouvidos porque as orelhas têm um ambiente mais húmido e escuro que é propício ao abrigo de bactérias.

Sinais

O dono deve estar atento a sujidade ou cera excessiva, vermelhidão, mau cheiro ou até mesmo agitação e inclinação da cabeça por parte do animal. No caso de infeções graves, os animais podem mesmo chegar a perder o equilíbrio.

Tratamento

Se por alguma razão suspeitar que o cão tem uma infeção no ouvido, leve-o ao veterinário para que este seja observado. Se se confirmar, o veterinário irá limpar a orelha e receitar um medicamento. Se tiver dúvidas de como fazer a limpeza da orelha e do ouvido, este será o momento ideal para colocar qualquer questão que tenha.

Prevenção

Para prevenir que o cão tenha algum problema, deverá estar atento ao comportamento do cão, às orelhas e ouvidos do seu cão e deve limpar de forma correta.

 

Fotografia: antonychammond Bonny – Keeping One Eye Open on the World! via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Junte-se a milhares de pet lovers e receba a nossa newsletter patuda.

Todas as semanas enviamos a nossa newsletter cheia de dicas, notícias e videos divertidos. Não perca nada e subscreva!