Infeção nos ouvidos, um problema nos cães

Nídia Teiga Cães, Higiene, Saúde

Fonte: antonychammond

Se tem um cão, é provável que o mesmo tenha pelo menos uma vez na vida uma infeção nos ouvidos. Esta infeção ou otite afeta muitos cães, mas com a ajuda do veterinário poderá prevenir ou tratar a mesma.
h3>Causas

O ouvido de um cão tem um canal auditivo vertical e outro horizontal. É difícil para as poeiras ou outros fragmentos saírem da orelha dada a sua forma em “L”. Esta característica anatómica do canal auditivo de um cão é em parte o que torna os cães propensos a infeções no ouvido. Os fragmentos ou mesmo os parasitas são os responsáveis pelas otites ou infeções.

Cães com orelhas mais flexíveis, como o Golden Retrievers e Cocker Spaniels, têm uma probabilidade ainda maior de desenvolver infeções nos ouvidos porque as orelhas têm um ambiente mais húmido e escuro que é propício ao abrigo de bactérias.

Sinais

O dono deve estar atento a sujidade ou cera excessiva, vermelhidão, mau cheiro ou até mesmo agitação e inclinação da cabeça por parte do animal. No caso de infeções graves, os animais podem mesmo chegar a perder o equilíbrio.

Tratamento

Se por alguma razão suspeitar que o cão tem uma infeção no ouvido, leve-o ao veterinário para que este seja observado. Se se confirmar, o veterinário irá limpar a orelha e receitar um medicamento. Se tiver dúvidas de como fazer a limpeza da orelha e do ouvido, este será o momento ideal para colocar qualquer questão que tenha.

Prevenção

Para prevenir que o cão tenha algum problema, deverá estar atento ao comportamento do cão, às orelhas e ouvidos do seu cão e deve limpar de forma correta.

 

Fotografia: antonychammond Bonny – Keeping One Eye Open on the World! via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.