Infeções nos ouvidos dos gatos

Nídia Teiga Alergias, Doenças e Parasitas, Gatos, Higiene, Saúde

Fonte: Jason Samfield

Ao contrário dos cães, as orelhas e os canais auditivos dos gatos variam muito pouco, ou quase nada de raça para raça, o que nos diz que todas têm o mesmo risco de terem infeções nos ouvidos.

Existem dois tipos de fatores que podem criar infeções nas orelhas dos gatos. Os primeiros são alergias, ácaros ou pólipos. As bactérias e os fungos fazem parte dos segundos tipos de fatores.

Os principais sintomas para um gato com problemas nos ouvidos são: abanar a cabeça várias vezes ao dia, coçar as orelhas quer seja com as patas, quer seja nas paredes ou no chão.

Principais causas

  • Alergias: Atopia é tipo de alergia ao pó e pólenes no ambiente. Os gatos também podem sofrer de alergias alimentares. Ambos podem causar inflamação no canal auditivo e permitir que bactérias e fungos se multipliquem.
  • Ácaros: Os ácaros são contagiosos e que fazem com que o animal tenha comichão ou até mesmo uma irritação séria.
  • Pólipos auriculares. Um pólipo é uma inflamação inflamatória que se desenvolve na orelha dos gatos. Não se sabe porque se formam, mas estes podem se tornar grandes o suficiente para preencher a orelha e estender-se quer para a orelha externa quer para dentro.

Tratamento

Deverá marcar uma consulta no veterinário para que este lhe possa dizer qual o tratamento a seguir. No entanto o mais natural será este recomendar umas gotas para o ouvido que normalmente contêm antibiótico, um antifúngico e um anti inflamatório.

No caso dos pólipos poderá mesmo ser preciso efetuar uma cirurgia para remover a massa.

Prevenir

Num gato “normal” não terá grande coisa para fazer para prevenir, no entanto poderá perguntar ao veterinário algum produto para utilizar de vez em quando para efetuar uma limpeza.

Para os gatos que sofrem de alergias a única forma de prevenir será manter sobre controlo os sintomas das alergias.

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.