Apesar de nos dias de hoje as pessoas darem cada vez mais importância ao bem estar físico e psicológico dos animais de companhia, ainda existe um aspeto relativo à saúde que é esquecido, estamos a falar no corte das unhas dos cães. Pode não parecer mais é muito importante que as mantenha aparadas, pois unhas compridas para além do barulho que fazem no soalho, são também desconfortáveis para o cão, podendo mesmo em casos extremos a perfurar a pele do animal. As unhas compridas fazem ainda com que o animal passe a ter uma postura incorreta podendo provocar outros problemas.
Quando devemos cortar?
As unhas dos cães devem ser cortadas mais ou menos, dependo da atividade, raça e tamanho do cão, de 15 em 15 dias.
Como cortar?
Existe vários objetos que o podem ajudar a cortar as unhas, como é o caso do corta-unhas tipo alicate ou tipo guilhotina. Faz parte da decisão do dono escolher aquele com que se sinta mais à vontade e que o animal também. Caso o dono não consiga fazê-lo poderá sempre ir até ao veterinário ou alguma loja de animais que tenha este serviço.
No que toca à forma de cortar, esta deverá ser na diagonal e paralela à almofada da planta das patas. Não se esqueça que o sabugo também cresce e que nem sempre é fácil de distinguir. No caso das unhas brancas é fácil perceber a diferença, mas no caso das unhas prestas torna-se mais dificil, pelo que deverá jogar pelo seguro e cortar um pouco a menos do que acharia ser.
Cães com muita ou pouca atividade
Esta é outra questão a ter em consideração quando estamos a cortar as unhas ao nosso cão. Se o nosso cão for um cão de jardim com muito espaço para correr e desgastar as unhas, naturalmente o tempo entre cortes será maior. Mas se estivermos a falar de um cão de casa, estes são menos ativos e por isso não desgatam as unhas com regularidade sendo que o periodo passará a ser então de 15 em 15 dias.
Mas não nos podemos esquecer da unha interior, que mesmo que o cão tenha atividade não se desgatará como as outras e necessitará certamente de um corte.
Existe ainda outro aspeto pouco falado, pois não acontece em todas as raças ou cães, que são os pelos interdigitais. Estes pelos para além de fazerem o cão escorregar, são grandes acumuladores de bactérias e porcarias, pelo que é essencial que os limpe e corte com a mesma regularidade que corta as unhas do cão.
Fotografia: Randi Deuro Yellow Lab Piggies! via photopin (license)