Lutas de cães, o que fazer?

Nídia Teiga Cães, Comportamento

As lutas entre cães é algo que pode acontecer a qualquer momento e todos os donos devem saber como separar, no entanto a chave está em prevenir estas zangas e não em separar. Caso tenha de interromper alguma luta é porque ou não ensinou bem o seu cão, ou os cães ultrapassaram os limites e os donos perderam o controlo.

A primeira coisa a fazer quando está perante uma luta de cães é tentar manter a calma e perceber o cenário. É natural que cada dono esteja stressado e queira tirar o seu cão daquele filme” mas é igualmente importante que os donos recuem e tenham uma perspectiva clara do que estão a lidar. Quando dizemos isto, nãé certamente para parar durante muito tempo, 10 segundo serão suficientes para perceber a gravidade e desenhar um plano na sua cabeça.

Análise

A primeira coisa, tal como dissemos anteriormente, é analisar a situação, a seriedade da luta, pois são muitos os casos por ano de pessoas que se magoam ao tentar separar uma luta entre cães. Caso se trate de uma luta entre um cão grande e um cão pequeno, o tempo será mais curto e por isso o tempo de reacção terá de ser mais rápido.

No caso de uma luta mais agressiva, pode procurar à sua volta algo como uma mangueira, que se direcionar para os olhos ouvidos ou garganta fará com os cães parem de lutar. Outro objeto que também ajudará será uma buzina que nos ouvidos dos cães provocará bastante incomodo. Neste caso será mais fácil ter este objeto em casa e se tiver vários cães, mas caso viva numa zona mais rural ou numa zona onde existam vários cães pode ser uma boa ideia comprar uma e utilizar nos passeios que fizer.

Nunca em nenhuma situação utilize as mãos para separar uma luta de cães. O outro cão ou mesmo o seu poderá ver as suas mãos como uma ameaça e mordê-lo.

Fotografia: kafkan By-tor and the Snow Dog–Square Off via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.