A neve, o frio e as patas dos nossos cães

Nídia Teiga Cães, Dicas para cães, Saúde

Alguma vez viu um cão a experimentar pisar em neve pela primeira vez? Talvez porque no seu pais não exista neve, ou porque os cães que conhece não podem estar em ambientes muito frios. Mas a verdade é que acontece e talvez até um dia vá viajar com o seu animal para um sítio com neve e caso isso aconteça deve estar preparado. Deixamos algumas dicas.

Habituação

De acordo com vários veterinários a primeira coisa a fazer é habituar o cão gradualmente à diferença de temperatura. Deve começar com sessões curtas e deve ir aumentando lentamente para que os mesmos tenham tempo de se ajustar. Se o animal estiver na rua e não estiver a tremer, então tente que ele fique mais um minuto ou dois e vá aumentando.

Não se esqueça que existe sal e anticongelante

O sal não é tóxico, mas quando ingerido pode provocar algumas alterações no estômago do animal ou até mesmo causar algum tipo de irritação nas patas. No caso do anticongelante, este é doce mas é tóxico e por isso deve procurar se existe nos passeios, carros e jardim, susbtâncias verdes ou azuis e mantenha o animal longe dos mesmos. Limpe tambem muito bem as patas para que este não as lamba. Caso o faça estará a fazer um dois em um pois estará não só a limpar como a aquecer.

Aquecer o animal

Caso o seu cão aparente estar com frio, cubra-o com uma toalha ou cobertor. Outro exemplo para aquecer e secar o cão da neve é a utilização do secador com uma força mais baixa, mas sempre sem apontar para as patas, para que não as queime.

Proteger as patas

O mais comum para utilizar em zonas muito frias e com neve, é a utilização de botas criadas mesmo para cães, mas nem todos se adaptam a este vesturário. Caso não se adaptem, o conselho é o tratamento e cuidado pós passeios. Depois de um passeio na rua, seque bem as patas, verifique se não existem feridas ou alguma racha aberta e caso exista coloque um hidratante que deverá comprar no veterinário.

Caso siga estas dicas, acredite que passará o inverno bem, ou não terá problemas nas suas férias com o seu animal. 

Fotografia: M McBey Playing in the snow via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.