O acne também é um problema nos cães e gatos sabiam?

Nídia Teiga Cães, Doenças e Parasitas, Gatos, Saúde

A acne não ataca apenas os humanos, os cães e os gatos também são suscetíveis. Este problema ataca principalmente cães de raça de pelo curto como por exemplo, boxers, buldogues, dobermans e weimaranners e em animais durante o primeiro ano de vida, ou seja no período de puberdade e onde ocorrem as mudanças hormonais.

Este problema para além de feio torna-se doloroso para os animais e apresenta-se como borbulhas infetadas na zona do queixo, bochechas e lábios, podendo aparecer noutras zonas do corpo. A acne canina/felina é considerada um processo bacteriano profundo.

acne canino

Sinais

Existem alguns sinais que podemos utilizar para identificar este problema:

– Edemas, nódulos cutâneos (espalhados e quando comprimidos segregam pus; caso estejam infetados não é necessário segregar para expelirem o pus), prurido e dor.
– Peladas

Diagnóstico

Cada veterinário utiliza o seu método mas os mais comuns são: raspagem, cultura e antibiograma, biópsia cutânea, entre outros.

acne felino

Tratamento

O tratamento deve ser recomendado pelo veterinário após a realização dos exames pretendidos. Os tratamentos mais comuns são: banhos com shampoos específicos, cremes ou pomadas com antibiótico e anti-inflamatório.

Uma das formas de prevenir o acne é limpar as zonas propícias diariamente.

 

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.