É bastante comum os animais enjoarem a andar de carro e muitas vezes chegam a vomitar. Mas não devemos desesperar pois existem formas de eliminar este problema.
O primeiro passo é habituar o cão desde pequeno a andar de carro. As primeiras viagens devem ser curtas pois por ser pequeno o seu equilíbrio ainda está em formação. Depois desta viagem devemos presentear o cão com um biscoito.
Durante estes passeios esteja sempre atento ao comportamento do cão. O primeiro sinal de que o cão está a ficar enjoado é o babar. Existem cães que chegam a molhar o banco do carro de tanta saliva produzida.
O babar pode ainda estar relacionado com o medo, principalmente se acompanhado de tremores. Normalmente este medo está associação a alguma má experiência a andar de carro. Para estes casos existem alguns calmantes naturais que podem comprar no veterinário.
Relembramos que o cão deverá utilizar sempre o cinto de segurança, não só pela segurança do cão como pela segurança dos ocupantes. A não utilização do sinto pode ainda levar a uma multa.
O tempo de treino de cada cão varia e a nossa sugestão é praticar estes passeios em dias diferentes e devagar.