O meu cão vomitou uma espuma amarela e agora?

Nídia Teiga Cães, Saúde 0 Comments

Fonte: bguilas21

Para alguns donos o cão vomitar espuma amarela já assusta, mas para outros é algo completamente novo. Mas o que será esta espuma?

Normalmente este líquido é chamado de bílis, um fluido que é produzido pelo fígado e que fica armazenado na vesícula biliar.

Causas

Estas causas podem ser variadas, como quase todos os problemas nos cães, mas a mais habitual deve-se ao facto do estômago estar vazio. Neste caso, a bílis e os ácidos do estômago acumulam-se e irritam o estômago o que provoca uma inflamação e dor abdominal.

Mas existem ainda outras causas:

  • Ingestão de alimentos inadequados ou objetos não alimentares;
  • Gastrite;
  • Comer muito rápido;
  • Ansiedade e stress;
  • Muitas horas sem comer.

Solução

Das primeiras coisas a fazer é aumentar o número de refeições diárias sem aumentar a quantidade total diária. As refeições devem ser ainda momentos calmos e de pouca agitação, quer durante quer depois.

No entanto o mais aconselhável será falar com o veterinário para que este possa antes de mais descobrir a causa e de seguida indicar o melhor tratamento.

Caso já lhe tenha acontecido, conte-nos como foi!

Fotografia: bguilas21 Indoors on a rainy day via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Junte-se a milhares de pet lovers e receba a nossa newsletter patuda.

Todas as semanas enviamos a nossa newsletter cheia de dicas, notícias e videos divertidos. Não perca nada e subscreva!