O meu cão vomitou uma espuma amarela e agora?

Nídia Teiga Cães, Saúde

Fonte: bguilas21

Para alguns donos o cão vomitar espuma amarela já assusta, mas para outros é algo completamente novo. Mas o que será esta espuma?

Normalmente este líquido é chamado de bílis, um fluido que é produzido pelo fígado e que fica armazenado na vesícula biliar.

Causas

Estas causas podem ser variadas, como quase todos os problemas nos cães, mas a mais habitual deve-se ao facto do estômago estar vazio. Neste caso, a bílis e os ácidos do estômago acumulam-se e irritam o estômago o que provoca uma inflamação e dor abdominal.

Mas existem ainda outras causas:

    • Ingestão de alimentos inadequados ou objetos não alimentares;
    • Gastrite;

li>Comer muito rápido;

  • Ansiedade e stress;
  • Muitas horas sem comer.

 

Solução

Das primeiras coisas a fazer é aumentar o número de refeições diárias sem aumentar a quantidade total diária. As refeições devem ser ainda momentos calmos e de pouca agitação, quer durante quer depois.

No entanto o mais aconselhável será falar com o veterinário para que este possa antes de mais descobrir a causa e de seguida indicar o melhor tratamento.

Caso já lhe tenha acontecido, conte-nos como foi!

Fotografia: bguilas21 Indoors on a rainy day via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.