O meu gato cheira mal, o que posso fazer?

Nídia Teiga Gatos, Saúde

Fonte: Tambako the Jaguar

É estranho ouvir alguém a dizer que o gato cheira mal, pois como todos sabemos eles são conhecidos por serem dos animais mais.

Caso isto aconteça não desespere porque os motivos podem ser vários e podem ser simples ou sinal de algo mais grave.

  • Sujidade da comida ou de algum passeio mais aventureiro
  • Infeção nos ouvidos provoca dor, mau cheiro e produção de muita cera. Tudo isto fará com que o gato tenha muita vontade de coçar ou até mesmo de “raspar” a cabeça na parede. Caso note que o gato está estranho e com estes hábitos, deverá levá-lo ao veterinário para ser analisado.
  • Mau hálito é normalmente uma consequência de uma infeção oral ou algum problema digestivo.
  • Gases. A dieta de um animal é a principal responsável por este problema e se por alguma razão notar que houve um aumento deverá trocar a ração de acordo com a opinião do veterinário.
  • As glândulas anais podem por vezes encher-se e libertar um mau cheiro. Estas devem ser limpas de vez em quando e por um especialista.
  • Os parasitas são responsáveis por algumas infeções bacterianas que provocam um mau cheiro e fazem com que o animal se sinta doente. Caso aconteça leve o gato ao veterinário para que este identifique o parasita e proponha o melhor tratamento.
  • Má digestão é também um dos motivos para os gatos por vezes cheirarem mal.

Se notar que o gato não cheira como cheira habitualmente, mude de alimentação, limpe-o e leve-o ao veterinário.

Fotografia: Tambako the Jaguar Looking at me from the tree via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.