O meu gato está cheio de nós! E agora?

Nídia Teiga Gatos, Higiene, Saúde

Fonte: Andrey

Os gatos são conhecidos por maniacos da higiene e passam muito do seu dia a lamberem-se. Ao fazerem isto, eles engolem bastante pelo que em casos extremos poderá levar a obstruções graves.  No caso de gatos com pelo comprido ao lamberem podem ainda formar nós que vão agravando se não se tratar do pelo.

Onde se formam

As zonas com mais probabilidade de se formarem nós são: atrás das orelhas, axilas e atrás das coxas. Se não se tratar deles, estes podem chegar a proporções extremas onde nem a pele se consegue ver. Estas acumulações podem ser dolorosas para o animal porque irritam a pele e provocam puxões sempre que o gato se mexe ou tenta coçar. Estes nós não saiem com escovagem apenas com a tosquia o que por vezes implica que o animal esteja sedado.

Prevenção

A prevenção passa muito pela escovagem diária do gato principalmente nos de pelo comprido. Se os habituar desde pequenos esta “tarefa” será mais fácil de executar. A escolha da escova deverá ser feita com base no tipo de pelo do gato, mas uma coisa deverá ser considerada: a escovagem deve ser feita até à pele (sem magoar o animal) pois se só pentear a superficie, os nós irão formar-se na mesma.

Esta escovagem deve ser feita com duas mãos, onde uma levanta o pelo e a outra passa a escova ou o pente. Nunca deve ser esquecida a parte inferior do corpo sobretudo entre as patas.

Uma escovagem diária é muito menos stressante para o animal pois desta forma não se formam nós e o animal não sofre. No final não se esqueça de compensar o animal.

Como tirar

Se já tiver muitos nós o melhor será mesmo tosquiar o animal. Se não tiver prática recorra a um veterinário ou a uma pet shop onde saibam fazer. Se só tiver um nó poderá tentar abri-lo com os dedos e depois utilizar uma tesoura de pontas redondas e ir cortando. Se for mais do que um nó, não trate deles todos no mesmo dia para não stressar o gato.

Este “tratamento” deve ser feito com o pelo seco e se for preciso pulverize com um pouco de condicionador para ajudar a desembaraçar.

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.