O que é e como prevenir a doença da raiva?

Nídia Teiga Doenças e Parasitas, Saúde, Vacinas

raiva animais

A raiva, embora muitas pessoas não saibam trata-se de uma doença incurável e fatal em 100% dos animais. Esta transmite-se através da saliva e é passada principalmente através da mordida dos cães infetados. Nos cães e no homem a doença pode permanecer no organismo durante 2 meses sem mostrar qualquer tipo de sintoma. No caso do gato os sinais são diferentes mas igualmente agressivos.

Raiva em cães

Os principais sintomas desta doença são: mudanças no comportamento do animal (mais agressividade), salivação excessiva, paralisia da mandíbula e dificuldades a engolir, convulsões, pupilas dilatadas, entre outros.

raiva caes

Raiva em gatos

Os principais sintomas dos gatos infetados são falta de apetite, hidrofobia, febre, agitação extrema, salivação excessiva, muita agressividade e paralisia são comuns nos bichanos doentes, que acabam por falecer cerca de dez dias após sua contaminação.

raiva gatos

Prevenção da raiva

A única prevenção existente é a vacina da raiva, ou a vacina antirrábica que faz parte do plano de vacinação obrigatório do cão e do gato. A primeira toma ocorre entre os 4 e os 6 meses e deve ser feito um reforço anual.

Dado que a raiva é uma zoonose, ou seja é transmitida também para os seres humanos, é essencial que caso uma pessoa seja mordida por um animal, principalmente vadios, se dirija de imediato a um hospital. No caso dos humanos, ao contrário dos animais, a doença é curável desde que detetada cedo.

vacina

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.