O que fazer antes, durante e depois do parto de uma cadela

Nídia Teiga Cães, Saúde, Segurança

Fonte: westkeasman69

A gestação de uma cadela dura em média de 55 a 65 dias e durante este período devem ser tomados alguns cuidados como por exemplo, a alimentação, o exercício, o descanso, etc. Os donos devem ainda procurar estabelecer qual o sítio onde esta ficará com os seus filhotes e acostumá-la ao sítio e conforto.

Caixa de maternidade

Este sítio, pode ser o canto de uma casa com mantas e almofadas, ou até uma “caixa” com espaço suficiente para mãe e filhos, que será o ideal para que os cães não possam fugir.  Se se tratar de uma caixa os donos devem ter a certeza que existe espaço suficiente, uma altura considerável e uma porta para que a mãe consiga sair e descansar noutro local. Quanto ao tipo de material, deve aconselhar-se com o seu veterinário para que este indique qual a melhor opção possível.

Para que esta caixa fique perfeita é preciso olhar para os pormenores: tapede de borracha sem que seja muito liso para que os cães não escorreguem e para evitar o frio do chão; Se conseguir uma lâmpada de aquecimento para que a temperatura esteja entre os 30º e os 32ºC (neste caso aconselhe-se com o veterinário).

Processo

Acompanhar o parto é um momento único mas por vezes pode ser algum stressante para os donos, mas deixe acontecer pois tudo acontece de forma natural. A águas rebentam naturalmente, a placenta também e o cordão umbilical a mãe irá cortar e por isso não se envolva no processo, apenas em casos extremos e sempre com opinião de um especialista.

Depois de nascerem

Assim que forem nascendo deixe que os cães comecem a mamar pois este será o primeiro contacto com a mãe e é fundamental para a imunidade dos mesmos. No final conte o número de placentas. Este deve ser igual ao número de filhotes e caso não seja, caso falte alguma leve a cadela ao veterinário para que este possa intervir.

Depois de todos terem nascido é natural que a mãe os queira limpar e aí os donos podem ajudar com toalhas húmidas para limpá-los, o que por sua vez irá ajudar a que estes respirem de forma natural.

Depois de tudo é importante que limpe a caixa ou o local para que depois tanto a mãe como os filhos possam descansar num local limpo e higiniezado.

O importante nestes casos é sempre manter a calma e agir apenas quando for mesmo necessário.

Lembre-se sempre de que, geralmente, as cadelas não vão deixar que ninguém se aproxime durante o parto, nem mesmo seus donos, portanto tenha paciência e, caso você perceba ou sinta que ela precisa de ajuda, busque imediatamente o auxílio de um veterinário.

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.