O que precisa de saber sobre alergias

Nídia Teiga Alergias, Cães, Saúde

Fonte: Kristian Niemi

O que causa alergias?

Se estamos a falar de pessoas ou animais de estimação, a causa deve-se a um sistema imunológico hiperativo. O sistema imunológico serve para nos proteger, mas quando este confunde substâncias ambientais não prejudiciais (alérgenos) como ameaças, então ocorrem reações alérgicas.

Sintomas

O prurido (comichão) é o sinal mais distintivo das alergias. Os cães coçam-se, lambem-se, ou “mordem” a pele. As áreas afetadas mais comuns são a face, as orelhas, os pés, a barriga e a região da axila.

Principais alergias

Os elementos ambientais mais propensos a causar alergia são: ácaros, pulgas, bolores e pólen. Os cães também podem ter alergias alimentares ou intolerâncias alimentares a certos ingredientes, como por exemplo carne bovina, frango, peixe e soja.

Tratamento

É importante saber que muitas alergias não podem ser curadas mas podem ser controladas.

  • Anti-histamínicos : Podem ajudar em alguns casos mas deve ser sempre prescrito pelo veterinário.
  • Vacina contra alergias: As vacinas contra alergias podem ajudar a reduzir os sintomas em pacientes ao longo do tempo, de meses a anos.
  • Shampoos e condicionadores: São produtos vitais para o tratamento.

O mais importante de tudo é visitar o veterinário assim que suspeitar que o cão pode ter alguma alergia.

 

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.