Com a chegada do verão aumenta a vontade de passear e de estar na rua, mas muitas vezes os locais onde queremos ir não nos permitem levar os nossos amigos. A Love Pet Food não quer que deixem de aproveitar e fazer as vossas atividades por causa dos vossos animais. Não vos queremos com sentimento de culpa por saírem de casa. Para isso deixamos aqui algumas dicas para tornar esta “separação” mais fácil, tanto para o dono como para o animal.
Não se despeça nem faça uma festa ao chegar
Este comportamento poderá aumentar a ansiedade que estes já sentem ao nos ver preparar tudo para sair. O segredo está em tornar a saída e chegada hábitos normais.
Cão sozinho e calmo
Desde cedo que devemos habituar o nosso cão a ficar sozinho. Devemos começar por saídas curtas e ir aumentando gradualmente. Apenas devemos entrar em casa quando este estiver calmo. A nossa entrada deve ser normal e apesar de parecer difícil, devemos ignorar o cão por alguns minutos. Este treino irá diminuir a ansiedade do animal cada vez que fica sozinho.
Passear
Passear com o cão antes de sair irá fazer com que este relaxe e gaste energia, para que em casa possa estar mais calmo, menos ansioso e quem sabe dormir.
Entreter
Esta é uma solução bastante simples e que poderá salvar muita mobília em casa. Ao oferecermos algo interessante para este fazer, estamos a desviar a sua atenção de outras coisas.
Televisão
O som da televisão deixa os cães mais relaxados e diminui a ansiedade de estar sozinho. Uma boa alternativa é a DogTV, algo que já abordámos aqui no nosso blog. Este canal de televisão tem imagens, sons e cores estudados para acalmar o cão, e por isso é bastante útil.
Cheiro do dono
Uma forma de diminuir esta ansiedade pela separação, é oferecer ao cão um objeto com o nosso cheiro para que este não se sinta tão sozinho e fique mais calmo.
Outro animal
Se tiver oportunidade, esta é uma questão que poderá ponderar. O facto de terem companhia diminuirá a sua ansiedade durante a ausência dos donos. No caso dos cães a brincadeira será interminável. Poderá também optar por outro animal sem ser o cão, mas para isso há que ter em consideração a personalidade e a nossa disponibilidade para treinar esta introdução.
Estas são apenas algumas das nossas ideias. E vocês, que costumam fazer quando deixam os vossos amigos em casa?