O seu cão tem fome de lobo?

Nídia Teiga Alimentação, Saúde

cão come depressa

O seu cão come sempre como se estivesse esfomeado? Parece-lhe que nem mastiga a comida? Apesar da maioria dos cães comer desta forma, isto não quer dizer que seja saudável. Comer demasiado depressa pode ser prejudicial para a saúde do seu amigo.

Os cães podem fazê-lo por diversas razões: devido aos seus antepassados (os lobos) dado que estes comiam assim que caçavam; devido ao seu passado, principalmente se este viveu num canil ou na rua onde se encontrava privado de comida; se existirem vários cães na casa; ou devido à sua personalidade, se este for um cão stressado e ansioso.

comer depressa

Problemas

1- Torção do estômago: quando um cão come demasiado depressa engole muito ar o que poderá causar um inchaço no estômago e consequentemente a sua rotação, o que irá colocar pressão nos restantes órgãos. O seu principal sintoma é o vómito mas o cão apenas consegue vomitar muco e/ou espuma. É um caso que requer urgência no veterinário.

2- Vómitos: dada a rapidez da ingestão o estômago não consegue processar toda a comida e por isso o cão terá a necessidade de regurgitar.

3- Flatulência: estas “bombinhas de mau cheiro” podem ser reduzidas se o cão começar a comer mais devagar pois diminuirá a ingestão de ar.

4- Asfixia: ao tentar aspirar a comida, o cão pode engasgar-se e desta forma morrer devido à asfixia.

caes comem depressa

Soluções

1- Ambientes Agitados: este tipo de ambientes deve ser evitado para que a ansiedade do animal diminua

2- Dê-lhe comida à boca: se encher a sua mão com comida certamente este irá comer mais devagar e em porções menores. Crie este hábito e depois passe para a tigela

3- Cães separados: se tiver mais do que um cão, separe-os na altura das refeições

4- Comedouro ao contrário: tem aqueles comedouros de inox normais? Experimente virá-lo ao contrário para que o alcance da comida seja mais difícil.

5- Ansiedade: não devemos recompensá-la. Se ao mostrarmos a ração, o cão se encontrar ansioso e aos pulos devemos guardar e esperar que este se acalme.

6- Comedouros lentos: Existem no mercado vários tipos de comedouros especialmente desenhados para este tipo de cães. Os seus designs são bastante diversificados e podemos entrar desde espirais até rosas. Estes comedouros alteram as refeições, que eram de segundos, para minutos.

7- Dividir a ração em 2 ou 3 vezes: Tente dar ao seu cão comida mais que uma vez por dia evitando que este esteja faminto na altura de comer.

8- Adicionar ração húmida: a ração húmida irá colar-se às paredes do comedouro fazendo com que o cão demore mais tempo a finalizar a sua refeição.

cães comem depressa

Estas são apenas algumas das nossas dicas. Como fazem com os vossos patudos? Mandem-nos fotografias ou vídeos!

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.