Obstrução urinária nos gatos

Nídia Teiga Gatos, Saúde

Não é apenas nos humanos que existe a obstrução urinária, este problema também pode acontecer aos cães e gatos e acontece porque alguns tumores ou outras massas impedem a eliminação da urina pela uretra.

Um dos principais sintomas de que o gato ou o cão estão com este problema é a procura insistente do local onde costumam fazer as suas necessidades e a eliminação de quantidades muito pequenas de urina ou mesmo “visitas” sem urina.

Ao não urinarem os animais acabam por sofrer uma dilatação da bexiga o que causa uma grande sensibilidade, dor e incómodo abdominal. Para além desta dilatação as substâncias que não são expelidas podem acabar por provocar efeitos tóxicos nos órgãos do animal e desta forma comprometer o funcionamento renal e circulatório.

Nos gatos, esta obstrução faz com que os níveis de potássio aumentem provocando alterações no ritmo cardíaco (arritmias) que pode levar à morte do animal no caso de não serem tratados.

Tratamento

O tratamento deste problema passa por uma visita ao veterinário onde o mesmo atua através de cuidados intensivos antes e depois de desobstruir o canal (através de sonda). Normalmente é recomendado que o animal fique internado para recuperar de forma positiva e que vá para casa com os rins a funcionar de forma saudável. Outros procedimentos que fazem parte do tratamento são os exames com imagem, exames de sangue, administração de medicamentos, entre outros.

Caso perceba que o animal está com um comportamento anormal a nível urinário, deve procurar um médico para que este possa fazer todos os exames necessários para excluir ou não uma obstrução urinária.

Fotografia: nih7 Lilly via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.