Os cães gostam de música?

Nídia Teiga Cães, Comportamento, Curiosidades

Alguma vez se perguntou se devia pôr música para o seu cão? Acha que o seu cão ia gostar? A verdade é que a música afeta as nossas vidas e muitas vezes escolhemos o que estamos a ouvir com base no nosso estado de espírito. Se tinha dúvidas, nós tiramos-lhe: a música afeta cães de forma semelhante que os humanos.

O tipo de música faz toda a diferença para os cães. “Instrumentais mais lentos, padrões mais simples e frequências mais baixas aliviam o sistema nervoso canino”, diz Lisa Spector, co-fundadora da “Through a Dog’s Ear”. Foi possível chegar a esta afirmação através de um estudo da “Animal Welfare” publicado em 2002. Neste estudo, cães de canis foram encontrados de forma relaxada e tranquila quando estavam a ouvir música clássica.

Em casa

A música é normalmente usada como uma ferramenta para ajudar os cães que sofrem de problemas de ansiedade, incluindo ansiedade de separação, ansiedade causada por ruídos externos e outras forças, como trovão, construção e fogos de artifício. Se tem um cão hiperativo, também pode pôr música para o manter mais calmo.

Para garantir que o seu cão tem uma associação positiva à música, comece por colocar músicas nos momentos em que ele estiver calmo e feliz. Depois de estabelecer a associação positiva, deve introduzir gradualmente a música quando o seu cão estiver stressado.

Pode ainda introduzir a música na vida do seu cão de outras maneiras interessantes. Por exemplo, de acordo com Waggoner, a música clássica também pode ser usada para ajudar a manter o seu cão calmo e focado num ambiente de treino. Melodias suaves podem ajudar o seu amigo peludo a recuperar quando ele está doente ou a recuperar de uma cirurgia.

Agora já sabe a resposta para a pergunta: “Os cães gostam de música?” SIM. Caso não saiba por onde começar, procure na internet as diversas playlists para cães.

Fotografias: mripp Waiting… via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.