Porque é que os cães rafeiros têm menos doenças?

Nídia Teiga Cães

Os donos dos cães sabem e ouvem falar que os cães sem raça, os denominados rafeiros, não têm tantas doenças como os de raça pura. Mas será isto verdade? E se fôr, qual a explicação?

Ter um cão saudável não está diretamente ligado ao facto de serem de raça pura ou não. O que acontece é que muitos cães de raça pura têm uma maior probabilidade de terem problemas genéricos característicos da própria raça. Isto acontece quando o acasalamento acontece entre cães que já sofrem dessas doenças, transmitindo assim para a ninhada.

Outro dos motivos pelo qual alguns animais de raça pura têm maior probabilidade de terem este tipo de doenças, é o facto de existirem cruzamentos consanguíneos. Estes tipos de cruzamentos existem para apurar certas características, mas nem sempre é feito com o conhecimento necessário e daí resultam malformações e outras doenças.

As doenças mais comuns são: displasias, cardiomiopatias, dermatites, entre outras.

Cães rafeiros têm menos doenças

A razão para esta afirmação é exatamente o contrário do que foi dito anteriormente. Ou seja, o que leva os cães de raça a terem doenças genéticas, os cães de raça indefinida não têm pois são têm uma grande variedade genética. Isto não implica que não tenham doenças, apenas diminui a probabilidade.

Fotografia: Pittou2 Chien via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.