Os gatos conseguem perceber o seu reflexo no espelho?

Nídia Teiga Comportamento, Curiosidades, Gatos

De certeza que alguma vez já reparou no seu gato a olhar para o espelho fixamente. E o que pensou? Será que ele se está a ver? Será que ele percebe?

Ciência

Há evidências científicas que apoiam a afirmação de que muitos animais se reconhecem (e não se reconhecem) numa reflexão. A Scientific American escreve que quando um animal se olha ao espelho pode não entender que é ele, tal como os humanos, mas perceber que o corpo é seu e não de outra pessoa.

Em 1970 foi realizado um estudo onde os cientistas colocaram um ponto vermelho sem perfume na testa de um animal sedado e observaram como é que o animal reagia ao seu reflexo ao acordar. Se o animal tocasse na mancha vermelha, hipótese de Gallup, era uma indicação de que o animal reconhecia o estado alterado da sua própria aparência.

O fracasso da maioria dos animais não é surpreendente, dizem alguns críticos, porque muitos animais simplesmente não sabem como se parecem. Gatos e cães, por exemplo, confiam no sentido olfativo para identificar o que quer que seja. Os gatos sabem quem são os donos não pelo reconhecimento facil mas porque reconhecem o cheiro.

Gato no espelho

Os gatos entendem espelhos? Talvez. A extensão da auto-consciência do gato ainda é um mistério. Apesar de toda a sabedoria, quando o gato anda para a frente e para trás à frente do espelho, ele provavelmente não está a admirar a sua silhueta. Ele está  a tentar perceber quem será o estranho que está perto demais para seu conforto.

A conclusão que podemos tirar é que nem sempre os gatos percebem a sua imagem refletida no espelho e que irá depender de gato para gato e de hábitos. Se um gato estiver mais habituado a olhar para o espelho provavelmente passado um tempo conseguirá decifrar que essa é a sua imagem.

Fotografia: crsan Mirror cat #2 via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.