Os gatos e os arranhadores

Nídia Teiga Comportamento, Gatos

Os gatos são animais muito inteligentes e é raro termos de ensinar algo, como é o caso do arranhador. Não há necessidade de ensinarmos nem de os colocarmos ao pé do arranhador e forçá-los a arranhar pois eles sabem como fazer. Aliás, ao fazermos isto podemos estar a fazer exatamente o contrário, ou seja a criar aversões ao arranhador.

Ainda assim existem algumas coisas que se podem fazer não para ensinar mas para incentivar os gatos a arranharem o arranhador e não outros objetos na casa. Sempre que o vir a fazer no sitio correto, recompense e dê-lhe um biscoito. Poderá ainda esfregar um pouco de catnip no arranhador para que o gato seja atraído para o mesmo. Por fim se colocar alguns brinquedos no arranhador atraída o gato e este ficará muito mais entretido.

Uma dica que deixamos é: nunca deite o antigo arranhador do seu gato fora. Mesmo que o objeto já esteja muito estragado e não muito vistoso, compre primeiro um novo e veja se o gato se habitua ao novo até perder por completo o interesse no anterior.

Fotografia: Isaszas En plein travail ! via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.