Os primeiros dias do cão em casa

Nídia Teiga Cães, Comportamento, Dicas para cães 0 Comments

Fonte: DaPuglet

Os primeiros dias em casa são muito importantes, críticos e decisivos para um cão e para a sua família. O cão estará confuso e sem saber o que esperar de si e por isso faz parte do papel dos donos guiá-lo e ensiná-lo.

Antes de levar o cão para casa

  • Determine qual será a zona do cão onde irá colocar a cama dele e onde ele passará mais tempo. Deverá ainda testar esta área para ver se ele não consegue fugir ou estragar algo, se existem cabos elétricos soltos ou algo que possa magoar e prejudicar o cão.
  • O treino começa no momento em que este entra em casa e por isso dedique algum tempo antes da chegada para decidir quais os comandos que irá ensinar. Estes comandos devem ser partilhados com toda a familia para que não ensinem coisas diferentes.

Primeiro Dia

O primeiro dia, tal como já dissemos é decisivo e devem ser tomadas algumas precauções

  • Dê tempo ao cão para que este se acostume ao espaço e à família. Ensine as crianças a aproximarem-se com cuidado e com calma.
  • Quando o for buscar não se esqueça de fazer todas as perguntas necessárias: quando é que comeu pela última vez, quais as rotinas, como dorme, horas, etc. É bastante importante que inicialmente mantenha as rotinas e que aos poucos vá introduzindo novas e adaptadas.
  • No caminho para casa não se esqueça das medidas de proteção e segurança, quer seja no carro, na rua ou nos transportes públicso. Informe-se com o veterinário qual a melhor forma para o fazer.
    Em casa apresente-lhe o local onde este deverá fazer as suas necessidades e sempre que este comer ou acordar de uma sesta coloque-o no mesmo local para que ele saiba onde fazer.

Semanas seguintes

  • Deverá ter paciência e compreensão com o cão e com os disparates que este possa fazer. Mantenha a rotina para que cão consiga perceber o que esperar de si.
  • Garanta que o plano de vacinação está a ser cumprido nos prazos corretos. Após cumprir este plano poderá levá-lo até aos parques caninos e ver como é que o cão interage com os outros cães e se este é um valente ou um medroso.
  • Garanta que este tem sempre comida, água fresca e que faz os apasseios nas alturas certas. Estes hábitos irão garantir a saúde do seu cão.
  • Comece a perceber o comportamento do cão e se notar algo que não conseguirá corrigir, peça ajuda ao seu veterinário ou a um centro de treino.
Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Junte-se a milhares de pet lovers e receba a nossa newsletter patuda.

Todas as semanas enviamos a nossa newsletter cheia de dicas, notícias e videos divertidos. Não perca nada e subscreva!