Os riscos da obesidade nos cães

Nídia Teiga Cães, Comportamento, Saúde

Muitos são os donos que oferecem comida a mais aos seus cães ou que não dão a ração adequada o que faz com que o cão acabe por ficar obeso.

Riscos

Quando um cão tem excesso de peso, ou seja é obeso acaba por não ter tanta resistência ao exercício físico e ao calor. Para além deste tipo de incapacidades os cães obesos acabam por ter uma maior probabilidade de desenvolver problemas de saúde como por exemplo distúrbios ortopédicos, diabetes, respiratórios ou cardiovasculares. Com tantos problemas que os cães podem ter, calculam que a qualidade de vida do animal é muito mais reduzida, sem falar na esperança média de vida.

O que fazer

Deve oferecer sempre uma dieta adequada à idade, peso e raça do animal. Ao fazer isto estará desde início a controlar o que o mesmo come. No entanto se se descontrolou e deu uma ração que não era a adequada ou deu mais do que devia então terá de tomar algumas decisões.

Reduzir apenas a quantidade de comida fornecida não é solução pois não saciará o cão e irá promover a ansiedade do mesmo. O que deve fazer é reduzir a quantidade de comida oferecida, reduzir os biscoitos oferecidos e praticar exercício com o cão.

Outros fatores para o aumento de peso

Existem outras questões que podem levar ao aumento de peso do animal. Neste caso estamos a falar das esterilizações. Quando o animal passa por este procedimento passa também por alterações hormonais e metabólicas que levam a uma diminuição de necessidades energéticas. Mas apesar de existir essa diminuição não existe uma diminuição na comida fornecida. Ou seja os animais acabam por consumir mais calorias do que aquelas que necessitam e gastam.

Todos ajudam

Quando existe um caso nestes na família, onde o animal está obeso, deve existir a colaboração de todos. Se não estiverem todos a remar para o mesmo lado então o cão não conseguirá emagrecer. Primeiramente todos devem perceber as razões pelo qual o cão está assim e porque tem de emagrecer. De seguida devem ser criadas regras e definidas responsabilidades para que o cão não receba a ração duas vezes ou guloseimas duas vezes.

Se já passou ou está a passar por este processo então diga-nos como está a ser.

Fotografia: ՐUDĪ ŁΛП૭ΞՐ Paul via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.