Otite ouvido externo no cão, o que fazer?

Nídia Teiga Cães, Higiene, Saúde

A época balnear já terminou e já voltámos todos à escola e aos trabalhos. No entanto ainda vão estando uns dias quentes e onde ainda podem existir uns bons mergulhos no mar e na piscina, não só para nós mas também para os nossos cães e por isso alguns problemas ainda podem existir, é o caso das otites e infeções nos ouvidos.

Infeções ouvido externo

Esta é uma das patologias mais comuns nos cães que normalmente é causada por fungos, bactérias ou ácaros. Estas podem acontecer em qualquer raça mas os cães de orelhas caídas têm mais probabilidade de terem assim como os cães com o canal auditivo coberto de pelos.

Os sintomas e sinais são muito semelhantes a uma otite: desconforto, sacodir a cabeça com frequência, líquido no ouvido e um odor mais estranho. Dentro das infeções externas existem diferenças nos fluidos consoantes a causa da infeção. Nuns casos é mais acastanhada e noutros mais amarelada.

Tratamento

Existem vários tipos de gotas para colocar nos ouvidos dos cães para o tratamento e são bastante semelhantes entre si: contêm anti-inflamatório, antibiótico anti fungos, entre outros. Mas não basta saber isto para auto medicar o cão. É necessário que este faça uma visita ao veterinário e que este indique qual o melhor tratamento e medicação. Além disso nessa visita o veterinário irá com certeza efetuar uma ótima limpeza ao ouvido do cão.

Prevenção

Estas otites externas normalmente são antecipadas através da observação e verificar se existem secreções ou sujidade.

No caso da revisão ser feita no veterinário este poderá observar com otoscopio ou através de uma amostra num cotonete e verificar se existem fungos, ácaros ou outro tipo de micro organismo.

Alguns cães sofrem de infecções no ouvido de forma repetida, qualquer que seja o tratamento. Nestes casos de otite externa em cães, uma boa opção é recorrer a um veterinário homeopata para que examine o animal.

A grande conclusão que podemos tirar é que é necessário uma constante observação por parte dos donos para que o cão não sofra com os tratamentos ou dores.

Fotografia: Carandoom Why am I here ? via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.