Pedigree afinal do que se trata?

Nídia Teiga Cães, Saúde

Muitas pessoas falam do pedigree do cão mas na verdade não sabem bem do que se trata e o que acrescenta ou não ao animal. Alguns donos consideram apenas um documento inútil que nada acrescenta ao cão, outros consideram um papel essencial para poder ter o animal. Mas afinal do que se trata o pedigree?

O pedigree é nada mais nada menos do que a árvore genealógica de uma pessoa ou animal, ou seja a informação dos seus ascendentes. Em Portugal este documento é emitido pela entidade de canicultura do país, neste caso o Livro de Origens Português (LOP).

Documento

Este documento está dividido em duas partes. Na primeira parte está a identificação do animal, ou seja, o número de inscrição no livro de origens, nome de registo, títulos que o mesmo tenha ganho, raça e variedade, cor, data de nascimento, número do chip, sexo, nome do criador, nome e morada do proprietário e a data em que foi inscrito no livro. Na segunda parte podemos encontrar a identificação dos ascendentes do animal: pais, avós e bisavós. Para cada um deles é possível saber o nome, número de inscrição no livro, títulos obtidos e cor. Resumidamente o Pedrigree ou o LOP trata-se de um bilhete de identidade detalhado.

Qual o interesse em ter LOP?

Caso seja um dono que pretenda incluir o seu cão em exposições e participações de concursos este documento será essencial, não só para participar mas também para perceber o potêncial do animal.

Ao olhar para este documento e ao verificar os nomes poderá também verificar a linhagem, isto se entender algo sobre a raça. No documento poderá ainda procurar pelo afixo, ou seja, o “apelido” que os criadores mais “sérios” utilizam para que sejam distinguidos entre os outros. Estes afixos poderão ajudá-lo aquando da escolha do animal, ou seja, através do mesmo consegue saber se o criador tem têndencia a ter animais maiores ou mais pequenos, maciços ou ligeiros, agressivos ou pacíficos, entre outras características. Este afixo é importante porque apesar de serem todos da mesma raça, existem algumas diferenças que podem ou não serem importantes.

Saúde

Com base nesta análise genealógica é possível calcular ou ter uma perspetiva dos problemas de saúde que o cão possa vir a ter. Com base na genética do cão ou da raça, podemos ter uma abordagem de prevenção de doenças.

Além disso é possível calcular o coeficiente de consanguinidade do mesmo, ou seja precaver-nos da consanguinidade que nos pode trazer alguns problemas no futuro e ao mesmo tempo dar-nos algumas luzes sobre o sistema imunitário do cão.

Fotografia: RStonejr Remington Taking a Break from the Hot Sun via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.