Pedras nos rins nos gatos e nos cães

Nídia Teiga Cães, Gatos, Saúde

Nas pessoas este problema é algo comum, mas nos animais não é tanto, sendo que as pedras na bexiga já são comuns.

Se o animal apresentar dificuldades a urinar, sangue na urina, secreções e incontinência, deverá levá-lo ao veterinário para que este possa realizar alguns testes e perceber se existe algum problema mais grave.

Causas

Raças – algumas raças têm mais predisposição para ter este tipo de problemas como é o caso dos Bulldogs, Dálmatas, gatos Persas, Siameses, entre outros. As pedras na bexiga podem começar com uma simples infeção.

Defeitos congénitos – a bexiga pode apresentar algumas anormalidades que por sua vez podem levar a infeções e por fim à existência de pedras nos rins e na bexiga.

Infeções – tal como nos outros pontos a cima referidos, as infeções são algo que poderá originar pedras nos rins, pois irão aumentar o conteúdo mineral na urina.

Sintomas

  • Desconforto a urinar
  • Sangue na urina
  • Maior frequência e urgência de urinar.
  • Dor
  • Febre
  • Perda de apetite
  • Perda de peso

Tratamento

Existem vários métodos para tratar este problema e muitas vezes as pedras nos rins são encontradas por acidente, quando é efetuado um raio-X e o tratamento poderá nem ser necessário nesses casos. Por outro lado e em casos mais extremos deverá ser efetuada uma cirurgia para remover ou destruir parcialmente as pedras.

Cada caso é um caso e por isso deverá ser tratado de forma única e com a maior das atenções.  

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.