Pele seca do cão? A solução é o azeite

Nídia Teiga Cães, Saúde

Muitos cães têm a pele seca ou escamosa, sendo que é mais comum no inverno quando existe mais humidade. No entanto é importante lembrar que nem toda a pele seca é causada pela humidade.

Antes de tentar algo novo para a pele seca do seu cão, é importante descobrir qual a causa. Por exemplo, se o cão tem alergias alimentares, adicionar um pouco de azeite à dieta não resolverá o problema.

Descobrir o que está a causar a pele seca dos cães é o primeiro passo, e recomenda-se uma visita ao veterinário, porque nem sempre é fácil encontrar o problema. É melhor que o veterinário examine o cão e ajude a descartar problemas médicos.

Ao retirar uma amostra da pele do cão o veterinário poderá diagnosticar ou descartar muitas condições diferentes da pele. As causas mais comuns para a pele seca são:

  • Alergias – tanto alimentares quanto sazonais
  • Pulgas (podem causar alergias graves em alguns cães)
  • Infecções
  • Mange
  • Sensibilidade aos produtos de limpeza
  • Alterações hormonais ou stressantes

Quantidade

No que diz respeito a quantidades, devemos ter atenção que devemos dar uma colher de sopa por cada 10 kilos. Ao que apurámos não existem riscos associados a estas quantidades de azeite na dieta do cão. No entanto tal como noutras situações, quando estamos a dar algo novo ao nosso cão devemos introduzir de forma lenta e cuidada para conseguirmos observar qualquer alteração.

Resultado

O azeite é rico em antioxidantes e especialmente em vitamina E que está diretamente ligada à saúde cardiovascular. Isto para dizer que caso não notem diferenças no pelo, acreditem que pelo menos a nível cardiovascular ele estará a ganhar alguns benefícios.

Fotografia: michaelmueller410 beware of the tick via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.