Muitos cães têm a pele seca ou escamosa, sendo que é mais comum no inverno quando existe mais humidade. No entanto é importante lembrar que nem toda a pele seca é causada pela humidade.
Antes de tentar algo novo para a pele seca do seu cão, é importante descobrir qual a causa. Por exemplo, se o cão tem alergias alimentares, adicionar um pouco de azeite à dieta não resolverá o problema.
Descobrir o que está a causar a pele seca dos cães é o primeiro passo, e recomenda-se uma visita ao veterinário, porque nem sempre é fácil encontrar o problema. É melhor que o veterinário examine o cão e ajude a descartar problemas médicos.
Ao retirar uma amostra da pele do cão o veterinário poderá diagnosticar ou descartar muitas condições diferentes da pele. As causas mais comuns para a pele seca são:
- Alergias – tanto alimentares quanto sazonais
- Pulgas (podem causar alergias graves em alguns cães)
- Infecções
- Mange
- Sensibilidade aos produtos de limpeza
- Alterações hormonais ou stressantes
Quantidade
No que diz respeito a quantidades, devemos ter atenção que devemos dar uma colher de sopa por cada 10 kilos. Ao que apurámos não existem riscos associados a estas quantidades de azeite na dieta do cão. No entanto tal como noutras situações, quando estamos a dar algo novo ao nosso cão devemos introduzir de forma lenta e cuidada para conseguirmos observar qualquer alteração.
Resultado
O azeite é rico em antioxidantes e especialmente em vitamina E que está diretamente ligada à saúde cardiovascular. Isto para dizer que caso não notem diferenças no pelo, acreditem que pelo menos a nível cardiovascular ele estará a ganhar alguns benefícios.
Fotografia: michaelmueller410 beware of the tick via photopin (license)