Perda de visão nos cães, como acontece?

Nídia Teiga Cães, Saúde

Os cães infelizmente não falam, mas transmitem-nos muitos sentimentos através da sua forma de estar e dos hábitos. Se formos donos atentos conseguiremos perceber se algo não está bem.

A visão é algo essencial para humanos e para animais, mas ambos podem perdê-la de forma espontânea ou devido a alguma patologia. Mas como é que o dono pode perceber que o animal está cego ou a ficar cego? Como percebemos que estes estão a perder capacidade visual? Existem alguns “sintomas” que os donos podem estar atentos e perceber se existe alguma anomalia.

Sinais da perda de visão

  • Resposta – sempre que aproximamos a mão ou um objeto dos olhos dos cães estes piscam e se o deixam de fazer é porque algo não está bem;
  • Visão noturna – dificuldade em orientarem-se durante a noite, ou quando a luz é reduzida;
  • Choque contra objetos.

Doenças

Tal como indicámos existem doenças que podem levar à cegueira, quer de forma progressiva quer de forma aguda. Algumas das mais frequentes são:

– Problemas no sistema neurológico;

– Glaucoma – aumento da pressão intra-ocular;

– Cataratas diabéticas;

– Hipertensão;

– Atrofia da retina

Diagnóstico

Não podemos dar nada por garantido ou certo sem primeiro ir a uma consulta com o veterinário e este possa fazer exames específicos. É necessário fazer um exame oftalmológico e outros exames complementares.

Tratamento

Apenas existe tratamento dependendo da causa, pois algumas podem ser controladas e outras não. Caso exista possibilidade de tratamento, poderá ser através da medicação oral ou de gotas oftálmicas.

Fotografia: dMadPhoto Autorretrato. Dicen por ahí que hay quien se lo hace en un espejo… 🙂 via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.