Também os cães apanham pneumonias e estas podem ser graves quando não tratadas. A pneumonia pode desencadear-se após uma doença menos agressiva, como por exemplo a gripe.
Infelizmente esta é uma doença bastante comum entre cães de rua, uma vez que estão mais expostos a fungos, bactérias, virus, parasitas, etc.
Causas
Já vimos mais a cima que a pneumonia poderá começar devido a uma gripe mal curada; vimos também que esta doença advém por vezes de infeções causadas por outros corpos, como as bactérias que atigem os pulmões causando graves inflamações. Os cães idosos, mais novos e de porte pequeno têm também mais probabilidade de serem afetados por esta doença devido às baixas defesas no organismo.
Sintomas
- Tosse descontinuada;
- Febre;
- Fadiga;
- Sonolência;
- Corrimentos nasais;
- Desidratação;
- Perda de apetite;
- Entre outros.
Tratamento
O tratamento terá de ser escolhido de acordo com a causa da doença, mas normalmente passa pela toma de antibióticos e reposiçao de líquidos. Caso se trate de uma situação mais grave, os cuidados veterinários terão de ser mais intensos e consistem em terapia medicamentosa.
Caso perceba que o seu cão tem algum dos sintomas a cima descritos, não adie e consulte o seu veterinário.
Cuidados
Se o seu cão passou por esta doença, assim que regressar a casa (se tiver sido internado) garanta que o mesmo não passa frio ou que fique molhado, mantenha-o sempre aquecido e seco.
Prevenção
A prevenção é sempre a melhor forma de evitar as doenças e no caso da pneunomia, passa por manter a vacinação anual, não o deixar exposto às chuvas e lugares húmidos.