Porque é que o meu cão chora?

Nídia Teiga Uncategorized

Fonte: Bennilover

Quem tem um cão em casa sabe que ouvir um cão bebé a chorar é algo comum mas não deixa de ser aflitivo para o dono. No entanto os motivos que o levam a chorar são variados e incluem uma série de necessidades e sentimentos diferentes.

Quando o seu cão ou cão bebé estiver a chorar, não vai conseguir ver lágrimas pois o choro dos mesmos é seco e o que faz com se perceba que estes estão a chorar é o barulho que emitem.

Um dos motivos mais comuns é a manha, onde os cães choram para pedir atenção ou mimos. Outros motivos podem incluir, doenças, tristeza, ansiedade, dor e solidão. É por isso essencial que conheça o seu cão para que consiga distinguir o choro e conseguir responder às necessidades do mesmo.

Quando são pequenos é fácil de perceber o choro dos bebés, pois estes de um momento para o outro deixaram de estar perto das suas mães e irmãos, mudaram de ambiente e de cheiros e por isso é natural que se sintam mais tristes e ansiosos. É um desconforto que os poderá levar a chorarem em busca de atenção e mimos.

Nos dias de hoje as famílias passam mais tempo fora de casa, quer seja em trabalho quer seja em lazer e nem sempre podem levar os seus cães e isto faz com que os cães se sintam mais tristes e sozinhos levando muitas as vezes a que chorem sem controlo. Isto não acontece apenas nos cães pequenos, acontece em cães de todas as idades.

Caso o cão comece a chorar sem motivo aparente tente perceber se não tem alguma ferida, inchaço ou dor.

Controlar o choro

No caso dos cães bebés e de estes chorarem devido à ansiedade por separação, a melhor dica é a de fazer com que o cão se sentia acompanhado. Para isso poderá por exemplo deixar um objeto, uma roupa com o seu cheiro, um peluche, uma televisão ligada ou um rádio.

Outra dica é fazer com que o cão gaste muita energia durante o dia ou antes da sua saída para que passe o tempo em casa a dormir e relaxado.

No caso de se tratar de manha, terá de ser forte e deixar com que o cão chore até que este perceba que o choro não lhe vai trazer nada. Se começar a responder a estes “chamamentos” a única coisa que vai acontecer é que o choro vai piorar de dia para dia.

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.