Porque é que o meu gato se esconde?

Nídia Teiga Comportamento, Gatos

Todos os donos de gatos sabem que os mesmos gostam de se esconder. Mas será que o fazem apenas porque se estão a divertir, porque querem sossego? Existem várias situações que fazem com que o seu gato se esconda e nem sempre pelas melhores razões. Os donos devem observar o seu gato em todas as situações para que possam no futuro perceber se existem alterações comportamentais e a que se devem as mesmas. Deve ainda saber o que o gato gosta ou não gosta, como por exemplo brinquedos, mimos, entre outros.

Razões

Os gatos são na sua generalidade sociáveis, mas por vezes precisam do seu momento sozinhos e de alguma tranquilidade, especialmente se tiver crianças em casa. Recomendamos por isso que em todas as casas que tenham um gato, que exista uma zona tranquila e afastada da confusão para que o seu gato se possa resguardar.

Trauma

Existem vários traumas que podem fazer com que o gato crie alguns medos relativamente à socialização com pessoas. Estes traumas podem ser gerais, ou seja com pessoas em geral, ou apenas com uma pessoa.

Stress

O stress não é apenas um aspeto que afeta os seres humanos, este também pode afetar os animais. Esta instabilidade pode ser provocada por uma mudança de casa, a entrada de um novo membro, como por exemplo um bebé ou até a saída de um familiar. Cabe aos donos perceberem se o gato muda de comportamento nestas situações.

Doenças

Caso o seu gato tenha alguma doença, ou esteja com algum tipo de desconforto o mais provável é que se resguarde e procure a tranquilidade.

Curiosidade: Quando os gatos se escondem dentro dos armários ou gavetas é porque precisam de descansar ou aliviar o stress e por isso não os devemos incomodar. Deve agir com naturalidade, não fazer barulhos desnecessários que o possam assustar nem chamar até que ele saía, pois só estará a piorar a situação.

Fotografia: minxlj 70 – I can see you… via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.