Porque é que olhos dos cães brilham à noite?

Nídia Teiga Cães

Alguma vez perguntou a si mesmo porque é que os olhos dos cães brilham no escuro? Ou se o seu cão vê no escuro?

A verdade é que os nossos companheiros caninos conseguem ver muito bem no escuro, mas não tão bem quanto os nossos amigos felinos. Quando se trata de visão noturna, os cães têm algumas vantagens sobre os seres humanos. Têm pupilas grandes que deixam entrar mais luz e têm mais células sensíveis à luz e ao movimento do que nós. Essas células ajudam a distinguir a luz da sombra e estão mais aptos a ver em níveis de luz mais baixos do que os nossos.

Ciência

Já notou que os olhos dos cães briham no escuro? Esse brilho é chamado de eye shine e é parte do que faz os cães verem tão bem no escuro.

O tapetum lucidum é uma camada de tecido nos olhos de muitos animais, incluindo cães e gatos que fica entre a retina e o nervo ótico dos animais e atua como um espelho. Quando a luz brilha no olho de um animal com um tapetum, a pupila parece que brilha e é isso que faz com que os olhos brilhem no escuro.

Esta camada de tecido é a responsável pela boa visão do animal.

Eyeshine brilha em muitas cores

A cor dos olhos dos cães e a sua idade influenciam a cor que os olhos vão brilhar no escuro. Cães mais velhos geralmente têm olhos e camadas mais densas que fazem com que menos luz seja refletida. O tipo de luz e o ângulo no qual ela está a ser refletida também provoca grandes variações na cor do brilho.

Contem-nos as vossas experiências. Os olhos dos vossos cães também brilham? De que cor?

Fotografia: Marco Ascrizzi DSCF9337 via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.